sexta-feira, 13 de março de 2009

Imensas Miudezas




‘’Suas rodas de brincantes,suas embarcações de buriti,suas miniaturas com roupas de malacacheta,são todas obras que exigem paciência de monge e rigor de esteta,e são prova material do amor que o artista nutriu pelo seu povo,os tipos populares sobre os quais lançou seu olhar atento e amoroso,como só os poetas sabem fazê-lo.’’
Zeca Baleiro

É com o comentário desse popular cantor maranhense que eu começo a escrever aqui sobre outro artista do Maranhão,que provavelmente você não conhece.

Com o nome de Antônio Bruno Pinto Nogueira(1904-1974),o Nhozinho teve uma infância típica de criança pobre de zona rural.Por causa do pouco dinheiro,desenvolvia seus próprios brinquedos.Aos doze anos uma grave doença degenerativa atacou o seu sistema imunológico,Nhozinho teve que ficar por muito tempo de cama,onde sua habilidade manual se aprimorou mais ainda.A doença lhe causou efeitos colaterais,como perda da visão do olho direito e dificuldade no movimento das pernas,mas mesmo assim ele continuou com o seu trabalho nos brinquedos e em objetivos que facilitassem o seu dia-a-dia,com a construção de uma cadeira para se locomover.
Mesmo com a sua aparência fragilizada,tinha grande carisma entre as crianças e sempre que podia destribuia brinquedos de graça.Adorava presentear também as suas ‘morenas’ ,que eram mulheres que Nhozinho nutria algum sentimento mas não tinha coragem de expressar.Na maioria das vezes esses presentes eram pequenas caixas ,chamadas por ele de caixinhas de segredos,que sempre vinham com alguma frase grafada ,como ‘saudadade’,’amor’,’carinho’.


as obras,incluindo ali no canto uma das caixinhas de segredos.

Aos poucos conseguiu vender suas produções e ganhar um certo prestigio.Ajudou com a popularização do Bumba-meu-boi,uma dança tipicamente maranhense que ate então era marginalizada.
Quando morreu sua arte já ganhara lugar em coleções importantes,como a Casa do Pontal ou no Centro Domus de Milão,na Itália.A influencia de Nhozinho pode ser vista até hoje na arte produzida no Maranhão e sua importância será sempre enorme no desenvolvimento da nossa grande cultura.


exposição de lançamento do documentário e do livro em homenagem a Nhozinho

Quer saber mais sobre esse grande artista?clique aqui






Mah

10 comentários:

Cammy S. disse...

a prova que a dedicação nas pequenas coisas fazem toda diferença!

Jalila Eos disse...

Interessante. Já conhecia ele de nome ^^
Gostei do texto.
És tu na última foto? ^^
bjão

Vandi disse...

Ah queridá mah muito obrigado pelas palavras, e eu queria te agradeçer por que foi por meio do seu blog que acharam o meu!
Foi uma tremenda sorte!

Que legal este post eu acho que já vi algo sobre ele na TV. Adorei a história dele mostra que quando vc tem talento não há barreiras neah!
Muito chique o trabalho dele.

beijoos obrigado por tudo de novo!

Moguih disse...

Gostei do texto...
Adorei tbm as obras *-*

Beijo&Até ;**

Leleka disse...

As obras estão lindas, bem originais e criativas!
acabei de atualizar o blog.
bjão

Anônimo disse...

Amiiiga adorei as fotos serio, e com certeza eu vou clocar AQUI pra saber mais sobre ele :D

Yasminne disse...

Ai, eu adoro miudezas em geral. Acho que é pra me lembrar que belo não tem nada a ver com o grandioso. Tem a ver com o infinito escondido em um grãozinho de feijão.

Um beeijo!

Anônimo disse...

amei o seu blog. vc é uma garota romantica ..... que fofo. olha eu tenho um blog mais as minhas melhores amigas. entra la e seja uma seguidora ou faz campanha do blog por favor.... como vc e uma garota romantica vai amar esse blog. mclara (uma das blogueiras)

Anônimo disse...

amei o seu blog. vc é uma garota romantica ..... que fofo. olha eu tenho um blog mais as minhas melhores amigas. entra la e seja uma seguidora ou faz campanha do blog por favor.... como vc e uma garota romantica vai amar esse blog. mclara (uma das blogueiras)

Alessandra Castro disse...

Belas obras, um grande talento mesmo.